Força de vontade: o principal ingrediente do sucesso

Quantas vezes você começou a fazer alguma coisa, mas desistiu no meio do caminho?

Quantos projetos você começou e não terminou?

Você já decidiu começar uma dieta na segunda feira e sucumbiu à tentação no fim de semana seguinte?

Já se matriculou na academia ou nas aulas de violão e, simplesmente, parou de ir?

Participou de algum seminário, palestra ou treinamento de imersão, e voltou de lá cheio de energia, colocando metas no papel, decidido a mudar sua vida e os seus resultados, mas foi perdendo “gás”, o foco, a energia, ao longo das semanas, e tudo voltou ao que era antes?

Bem…, saiba que isso é mais comum do que você imagina.

Você precisa exercitar a sua força de vontade: o principal ingrediente do sucesso.

Entenda que a força de vontade está ligada ao autocontrole, à capacidade de tomar decisão, ao equilíbrio. E tudo isso pode ser desenvolvido, construído, exercitado.

Desenvolva sua força de vontade

força de vontadeAssim como você, eu também enfrento essa batalha todos os dias. O despertador toca às 6h da manhã e começa a briga entre a vontade de levantar e escrever mais algumas páginas do meu próximo livro, e a disposição para sair da cama, ainda com sono, às vezes com frio.

Ao voltar do trabalho, cansado e com fome, é preciso decidir pela academia ou a corrida (dependendo do dia da semana) ou por um banho quente e o sofá da sala.

Depois da atividade física e um banho, uma nova decisão: estudar, escrever, desenvolver meus projetos, ou, enfim, deitar no sofá e relaxar um pouco.

Confesso que eu não venço todas as vezes. Sou humano, de “carne e osso”, como você. Mas persisto. Definitivamente, não é fácil. Eu entendo você. Mas é preciso. Concorda?!

Pesquisas apontam que nossa capacidade de tomar decisão funciona como um músculo, que precisa ser exercitado, que precisa ser trabalhado, diariamente.

Dicas para desenvolver sua força de vontade

Exponha sua força de vontade a pequenas “tentações”

Erico Rocha, especialista em marketing digital, utiliza um exercício bastante simples, mas nada fácil para um “chocólatra”. Costuma deixar um chocolate próximo à porta do quarto para testar sua força de vontade em não comê-lo.  Quer tentar?

Existem outras formas de exercitar, é claro. E tudo está relacionado ao foco, à concentração, à disciplina mental.

Limite suas opções

A força de vontade nada mais é do que a capacidade de decidir por fazer alguma coisa.

A tomada de decisão exige energia. O excesso de decisões, mesmo que pequenas, causa fadiga e reduz a nossa capacidade de decidir.

Por isso, procure reduzir o número de opções, de decisões diárias. Isso aumentará a qualidade do seu raciocínio e dos seus resultados.

Meditação

meditaçãoEspecialistas sugerem os benefícios da meditação para exercitar o estado de presença, o mindfulness, a capacidade de relaxar a mente e evitar distrações.

Meditar auxilia na redução da ansiedade, ajuda a controlar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a qualidade do sono.

Alimentação e descanso

Outro fator importante é que o nosso cérebro consome muita energia (cerca de 25% da glicose do nosso corpo, em repouso). Assim, concluímos que estar relaxado, descansado e bem alimentado aumenta nossa capacidade de tomar decisões. Excelente notícia: tanto comer, quanto descansar, ajudam o cérebro a tomar decisões. Logo, aumentam a força de vontade.

Conforme publicação do site Hypescience, em 2011, um estudo israelense analisou 1.112 sentenças judiciais para observar a probabilidade dos juízes de concederem liberdade condicional no início do dia, logo após uma refeição, e ao final do dia, horas depois da última refeição.

A conclusão do estudo aponta que a fadiga de decisão está relacionada com a perda de glicose no cérebro.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, como forma de manter uma boa saúde, fortalece todo seu organismo, melhora sua circulação sanguínea e a oxigenação do seu cérebro. Assim, aumenta sua capacidade de raciocínio, concentração, foco e…. força de vontade.

Objetivos pessoais bem definidos

objetivosPara mim, não há nada mais importante e motivador do que ter objetivos pessoais bem definidos. Quando você olha pra dentro de si mesmo e reflete sobre o que você realmente quer, e estabelece um objetivo para a sua vida, cada passo que você dá traz uma sensação sublime de vitória, de realização, de sucesso, que faz a vida valer a pena, que faz a confiança aumentar, a força de vontade aumentar. Afinal, ter motivação é ter um motivo para ação. Um verdadeiro motivo, algo que faça seu coração bater mais forte, seus olhos brilharem, sua vida ter mais cor.

Qual é o seu principal motivo para ação? Encontre-o e você terá uma fonte inesgotável de força de vontade.

Ambiente de prosperidade

equipeVocê pode ter a mente relaxada, o corpo saudável, descansado e bem alimentado, e fortes motivos para a ação, mas se o meio em que você vive, as pessoas com as quais você se relaciona, o ambiente no qual você está inserido não for próspero, não incentivá-lo a olhar para cima, a seguir em frente, a buscar o crescimento, a realização, a fazer acontecer, tudo pode cair por terra. Cerque-se de pessoas positivas, interessadas em aprender, em contribuir, em evoluir sempre. Participe de comunidades de pessoas engajadas em bons propósitos. Pessoas fortes não são fortes o tempo todo, porque continuam sendo pessoas. Mas um grupo de pessoas fortes sempre puxará para cima aqueles que fraquejarem.

*********

Você leu tudo, até aqui? Parabéns pela Força de Vontade!

 

 

Clique aqui e veja também:

Como aumentar a sua motivação

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson


Você sabe o que é Mindfulness?

Saiba quais são os benefícios do estado de Mindfulness para a sua vida

Estamos, constantemente, buscando novas formas de melhorar os resultados que alcançamos nas diversas áreas da nossa vida.

Almejamos o sucesso, a alegria, o bem estar, a felicidade, a qualidade de vida, mas nem sempre temos as respostas para alcançar esses objetivos.

Dedicamo-nos ao trabalho, aos estudos, ao desenvolvimento profissional e entregamos nossa melhor performance, mas acreditamos que sempre é possível ir além, sermos mais produtivos, mais eficientes, mais eficazes, trabalhando com mais qualidade e gerando mais valor.

multitarefasLevamos uma vida frenética, na qual fazer “mais com menos”, ser multitarefa, ter uma dezena de telas abertas no mesmo computador, atender telefonemas, responder e-mails e mensagens no whatsapp, tudo ao mesmo tempo, virou rotina, algo normal, esperado, valorizado, indispensável em boa parte das empresas.

Defendemos a família e as amizades como valores inquestionáveis em nossa vida, mas sentimos, frequentemente, o vazio de relações frias e ausentes, mesmo quando estamos todos juntos.

Recebemos uma infinidade de estímulos visuais e auditivos, o tempo todo. Estamos “multiconectados”, recebemos muita informação. Segundo o Dr. Marcelo Demarzo, médico e professor de “Mindfulness para a Saúde”, a Microsoft teria divulgado um dado de que, em média, nossa capacidade de ficar atento ao mesmo objeto é de apenas 8 segundos, em média.

O que tudo isso tem a ver com mindfulness? Afinal, o que é mindfulness?

Numa breve busca na internet, você logo encontrará referências às origens do mindfulness há mais de 2.500 anos, ligado às práticas de meditação da religião budista; encontrará menções a Kabat-Zinn  (o principal nome do mindfulness no ocidente), criador do método de Redução de Estresse baseado no Mindfulness, na Escola de Medicina de Massachussets. Mas, para ser prático e direto ao ponto…

Mindfulness é um termo utilizado para representar um estado mental de consciência e atenção plena. Ou seja, um estado em que o indivíduo encontra-se 100% focado, concentrado, atento ao momento presente, o chamado “aqui e agora”.

Parece simples, não é?! Simples de entender, mas nem tanto para executar.

Todos nós passamos a maior parte do tempo divagando, pensando em algo que já passou ou que ainda nem aconteceu. Fazemos atividades rotineiras, como dirigir, comer ou tomar banho, de modo automático.

Pesquisas realizadas na universidade de Harvard apontam que passamos, em média, 47% do tempo em que estamos acordados, “no piloto automático”, pensando em algo diferente do que estamos fazendo naquele momento. Quantas vezes você se deu conta de que chegou em casa e não lembrava do caminho que fez? Já terminou seu banho sem lembrar se tinha lavado os cabelos? Você estava no piloto automático.

O pior é que, com a mente vagando, ficamos mais vulneráveis ao estresse, à ansiedade, à depressão e a outros transtornos.

Quando estamos trabalhando, por exemplo, imaginamos a próxima tarefa, visualizamos momentos que talvez ocorram durante o dia. Lamentamos pelo que fizemos ou pelo que deixamos de fazer, murmuramos problemas. Enfrentamos cada situação com os filtros do passado, com as lembranças das experiências anteriores, como se já soubéssemos o que virá pela frente, com base no que já vivenciamos. Falamos mais do que ouvimos e, quando ouvimos, ficamos absortos, envolvidos em nossos pensamentos, preparando novos argumentos.

Falta atenção, falta concentração, falta foco, falta dedicação exclusiva, consciência de que só o momento presente existe; o futuro talvez não aconteça e o passado é só uma referência.

Fazemos dezenas de reuniões, participamos de palestras, cursos, seminários, lemos centenas de livros, ansiando por respostas, por mais e melhores resultados, por mais qualidade de vida. Só esquecemos que o principal recurso que precisamos para tudo isso nós já temos: a nossa mente! E a principal tarefa? A atenção!

O que falta nas relações familiares?

O que faz uma amizade verdadeira?

O que proporciona a qualidade daquilo que aprendemos e executamos em nosso trabalho?

O que garante a produtividade, a eficiência e eficácia?

ATENÇÃO PLENA!

=

MINDFULNESS!

Entendeu os benefícios do estado de Mindfulness para a sua vida?

Felicidade

Segundo o site Mundo Mindfulness, “pesquisas afirmam que a nossa felicidade pode estar diretamente relacionada com a nossa consciência do momento presente”.

Autoconhecimento

Com mais atenção sobre os próprios sentimentos e sobre o próprio corpo, com mais tranquilidade e estado de presença, você é capaz de perceber melhor suas capacidades, características, valores, propósitos e objetivos, o que é a base para a realização pessoal.

Emagrecimento

Buscar um estado de mindfulness pode ajudá-lo a emagrecer, mediante a atenção plena às suas escolhas para uma alimentação saudável, bem como na prática de saborear os alimentos, de forma tranquila, o que contribui para a maior sensação de saciedade e, consequentemente, menor consumo de alimentos.

Inteligência emocional

Com o relaxamento do corpo e da mente, e com a percepção das próprias emoções, você fortalece sua inteligência emocional.

Memória e da concentração

O estado de mindfulness promove melhora significativa em sua capacidade de memorização e concentração.

Redução da Ansiedade

Vivendo o momento presente e com mais atenção às suas sensações e emoções, você baixa o nível de estresse emocional e ansiedade.

Resultados profissionais e financeiros

O estado de atenção plena aumenta sua capacidade de trabalhar com mais qualidade e eficiência, tornando-se mais produtivo e gerando mais valor para a sua empresa e clientes. Por consequência, você alavanca sua carreira e resultados financeiros.

Como desenvolver o estado de Mindfulness?

Hoje, existem diversos profissionais, especializados em treinamentos e terapias, voltados para o desenvolvimento do estado de mindfulness.

Marcelo Demarzo, professor no departamento de medicina preventiva, na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, é uma das principais referências nessa área, no Brasil.

Os treinamentos utilizam práticas de meditação e outros métodos de concentração, focados na percepção corporal, na atenção aos próprios sentidos, à respiração e às sensações do corpo.

Vale a pena conhecer!

Clique aqui e veja também:

Autoconhecimento

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

Curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson