A importância do aperfeiçoamento pessoal e profissional

Foi-se o tempo em que um diploma de curso superior, pendurado na parede da sala, era garantia de emprego, bom salário, estabilidade e sucesso profissional.

Numa era em que novas tecnologias são criadas todos os dias, em que as informações viajam de um canto ao outro do planeta em frações de segundos, em que o conhecimento é partilhado e multiplicado numa velocidade jamais vista pela humanidade e está a um google de distância, na palma da mão de mais de 5 bilhões de pessoas no planeta, a busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional contínuo tornou-se imprescindível na batalha por um espaço no mercado de trabalho.

—————————————————————————————-

Segundo pesquisa da GSMA (entidade global de telefonia móvel), publicada pela EXAME, em 20/06/17, 5 bilhões de pessoas, em todo o mundo, tem smartphone.

—————————————————————————————-

Até algumas décadas atrás, a escolha de uma faculdade definia os rumos da vida profissional de qualquer pessoa, e a sua conclusão encerrava a etapa de formação, dando início à profissão. No mundo de hoje, reaprender, atualizar, aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos e habilidades são requisitos obrigatórios para manter-se na disputa, independentemente de sua área de atuação. Não raras são as mudanças de rumo, seja por necessidade, vontade ou por oportunidade.

Conceitos, técnicas e metodologias de trabalho são aperfeiçoados e/ou superados constantemente. O que funcionava ontem, não necessariamente terá o mesmo resultado hoje. O que era bom, pode ser melhorado. O que era inovação, talvez já seja obsoleto!

É claro que isso fica mais evidente em áreas como a de tecnologia, por exemplo. Quem atua nesse mercado há mais de 20 anos, certamente, lidou com computadores cuja capacidade era menor do que a dos tablets que hoje são utilizados como brinquedos de criança; com sistemas operacionais e linguagens de programação já descartadas há muito tempo. Vale lembrar que a internet só chegou ao Brasil na década de 1990. Hoje, somos mais de 120 milhões de usuários, segundo o portal Agência Brasil.

No entanto, apesar de afetar com menor intensidade algumas áreas de atuação, a velocidade das mudanças e o crescimento da concorrência têm exigido de todos nós a evolução contínua, a constante busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional como forma de manter a empregabilidade e a competitividade.

Segundo o Dicionário Online de Português, aperfeiçoar é “aproximar-se da perfeição”.

Muitas pessoas ficam estagnadas e não tem sucesso em sua profissão. É claro que existem muitas razões, mas a falta de capacitação e a busca constante por conhecimento são fatores determinantes.

Para Mirela Souza, da Comunidade ADM, “para se desenvolver profissionalmente, é preciso fazer uma boa gestão do conhecimento, que significa buscar, aprender, aplicar e compartilhar o conhecimento”.

O que você tem feito para se aperfeiçoar?

Que conhecimentos você tem buscado?

Quais competências você tem desenvolvido?

É preciso estar atento às demandas do seu mercado, às novidades, às oportunidades, aos novos desafios, e fortalecer a sua capacidade de encarar tudo isso. Lembre-se que sorte é estar preparado quando as oportunidades acontecem. E estar preparado, hoje, requer aprendizado e aperfeiçoamento contínuos.

Como buscar aperfeiçoamento profissional?

Como já vimos, a velocidade tem sido fator preponderante nos dias atuais. Formações acadêmicas como graduação e pós-graduação continuam sendo de grande importância e requisito obrigatório em muitas profissões. No entanto, cursos de curta duração e outros processos de aprendizado e desenvolvimento têm criado e potencializado carreiras. Afinal, um dos mais importantes e escassos recursos disponíveis é o tempo, certo?! Seguem algumas das formas mais utilizadas:

– Cursos de extensão universitária;

– Treinamentos de imersão;

– Sessões de coaching, individual ou em grupo;

– Palestras;

– Seminários;

– Workshops;

– Congressos;

– Consultorias empresariais;

– Mentorias;

– Cursos online.

Entretanto, nenhum desses meios descarta a importância da leitura. Se você entende a importância do aperfeiçoamento pessoal e profissional, leia, leia, leia muito.

E, por falar em leitura, aproveito para divulgar o livro Será que é óbvio? O poder do atendimento, com valiosas dicas para que você atenda seus clientes de forma profissional, impulsionando seus resultados.

livro Será que é óbvio?“Você pode não ser um vendedor, mas, quando atende um cliente, você vende. Você vende no olhar, nos gestos, no tom de voz, nas palavras escolhidas, no semblante, na educação, nos cuidados com sua aparência e higiene, no comportamento, nas atitudes, na agilidade, na postura física e em cada detalhe do seu contato com o cliente.”  Fabio Frasson (trecho do livro)

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson

Deixe uma resposta