Autoconceito, autoimagem e autoestima

O impacto que VOCÊ causa sobre os seus resultados

Até onde você deseja chegar? Que resultados você busca? Como anda o seu desenvolvimento, os seus aprendizados, os seus relacionamentos e a sua carreira? As coisas têm dado certo pra você? Você tem sido valorizado como pessoa e como profissional? Como gostaria de ser tratado?

Essas e outras questões são consequências de diversos fatores, é verdade. Mas esteja certo de que o principal fator que determina a vida que você leva e os seus resultados é você mesmo.

Autoconceito, autoimagem e autoestima estão relacionados à percepção que temos sobre nós mesmos e como comunicamos isso às outras pessoas, o juízo de valor que fazemos sobre quem somos, como somos e o que somos capazes de fazer, o nosso autorretrato e amor próprio.

Conceitualmente, os termos são diferentes, mas é o que representam juntos que realmente importa.

O seu autoconceito e a sua autoimagem representam a sua verdade sobre si mesmo, a sua percepção, aquilo em que você acredita sobre você. E é aí que tudo começa: percepção e crença.

A importância que você atribui às coisas e às pessoas é baseada na sua percepção sobre elas, inclusive sobre si mesmo.

As suas decisões no dia-a-dia também são condicionadas por essa percepção.

A sua percepção é a base de tudo aquilo em que você acredita.

E tudo em que você acredita é verdade, ao menos para você.

AUTOCONCEITO e AUTOIMAGEM moldam os seus resultados.

A sua percepção e as suas crenças sobre si mesmo moldam as suas decisões e o seu comportamento, aquilo em que você foca, em que se dedica, em que empenha sua energia e, consequentemente, produz os seus resultados.

AUTOCONCEITO e AUTOIMAGEM moldam os seus esforços.

Imagine que você é um jogador de pôquer e está em uma mesa de jogo onde as apostas são muito altas.  Você olha para as suas cartas e percebe que tem um bom jogo nas mãos; não um excelente jogo, mas um bom jogo. Olha para o jogador à sua frente e percebe que está seguro, confiante, fazendo acreditar que o jogo que tem em mãos é melhor do que o seu. Você apostaria todas as suas fichas? Ou pouparia esforços para a próxima rodada?

Essa é a decisão que o seu cérebro toma diante das suas percepções e crenças sobre si mesmo. Quando você acredita em algo, ele se empenha em coordenar suas decisões, suas atitudes, suas ações e seu comportamento naquela direção. Quando não acredita, ele poupa esforços.

Esse é o sentido da famosa frase de Henry Ford:

Ou seja, quando acredita que pode realizar algo, verdadeiramente, você se move naquela direção, fazendo acontecer. Quando acredita que não pode, inconscientemente, poupa esforços.

Se você pensa que é burro, lerdo, incapaz, azarado, desastrado, mau administrador, incompetente, que tem dificuldade de aprender, de dirigir, de se localizar, ou seja lá o que for, assim será.

Mas, se acredita em si mesmo, em sua inteligência e capacidade de aprender, de se aprimorar, de desenvolver novas competências e habilidades, de ser melhor como pessoa e como profissional, assim você é.

“Todas as suas ações serão permeadas com base na imagem que você cria de si mesmo _ é como uma profecia autorrealizável”. _ José Roberto Marques.

Acredito que essa breve reflexão sobre percepção e crença tenha esclarecido o impacto do autoconceito e da autoimagem sobre o que você é capaz de realizar. No entanto, sua vida também é reflexo das suas interações com as outras pessoas. Aquilo que você comunica aos outros sobre si mesmo, de forma verbal e não verbal, consciente e inconsciente, condiciona a percepção e as crenças delas a seu respeito, o valor que atribuem a você como pessoa e como profissional, o valor que atribuem ao que você pensa, fala e faz, a capacidade que acreditam que você tenha, o grau de confiabilidade que depositam em você, a conexão que ocorre entre vocês e, consequentemente, as oportunidades que se abrem em seu caminho.

“A maneira como você pensa sobre si mesmo afeta o que os outros sentem a seu respeito”. “A forma como você se vê influencia a forma como o mundo de vê” _ José Roberto Marques.

Sua AUTOESTIMA potencializa os seus resultados

Sua autoestima é o seu amor próprio, a avaliação que você faz de si mesmo, uma sensação, um sentimento, um estado, uma emoção. E são as suas emoções que geram a energia interna, a força, a coragem, a força de vontade, a disposição que impulsiona você a realizar algo.

Sua autoestima é, portanto, aquilo que potencializa a sua capacidade, as suas ações e, consequentemente, os seus resultados.

Fortaleça seu autoconceito, sua autoimagem e sua autoestima

Vigie seus pensamentos sobre si mesmo. Cultive apenas os pensamentos positivos e isso fortalecerá suas crenças e sua autoestima.

Quando algo não sair como você esperava, busque os aprendizados e faça diferente. Não tenha medo de errar, acredite em fazer.

Dedique-se ao autoconhecimento, descubra suas capacidades, identifique seu propósito de vida.

Alimente sua mente apenas com informações positivas e inspiradoras. Notícias de tragédias e reportagens sensacionalistas não agregam em nada; apenas constroem referências negativas.

Pratique ser positivo!

Pratique a gratidão: perceba e sinta gratidão por tudo o que há de bom em sua vida.

Construa relacionamentos positivos, com pessoas positivas, alegres, inspiradoras e que te façam sentir melhor em sua presença do que em sua ausência.

Evite o vitimismo. Você não é vítima das circunstâncias.

“Saiba que são as suas decisões e não as suas condições que determinam o seu destino” _ Anthony Robbins

Seja autor de sua própria história!

Desenvolva e fortaleça seu autoconceito, sua autoimagem e sua autoestima. Afinal, se você, que se conhece melhor do que ninguém, que convive consigo mesmo 24 horas por dia, não confia, não acredita e não gosta de você, como imagina que os outros o farão?

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Clique aqui e veja também:

Autoconhecimento

Life Coaching ou Coaching de Vida

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson

Adoraríamos saber o que você achou. Deixe seu comentário!