Como a Andragogia pode alavancar carreiras e empresas?

O que é preciso para ter uma carreira profissional bem sucedida? O que determina o sucesso de uma empresa? As respostas a estas perguntas passam, é claro, por inúmeros fatores. No entanto, é preciso destacar que o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo de competências são determinantes para os seus resultados.

No mundo globalizado e digital, altamente concorrido em todos os mercados, somente os mais preparados conseguem resistir e prosperar.

Portanto, considerando que o potencial de uma organização corresponde à soma dos potenciais de sua equipe, sua capacidade de gerar resultados está, intimamente, relacionada com o nível de desenvolvimento de seus profissionais.

Por esta razão, a cultura da evolução contínua é cada vez mais presente no mundo corporativo. Empresas e profissionais estão se conscientizando da importância de investir em treinamento, consultoria, mentoria, coaching e outros processos de aprimoramento.

No entanto, é necessário salientar que o processo de aprendizagem do indivíduo adulto requer mais do que a simples transmissão de informações (como ocorre no ensino de crianças e adolescentes). É preciso atentar-se aos princípios da andragogia.

Afinal, o que é Andragogia?

A andragogia, segundo Malcolm Knowles, é a ciência e a arte da educação de adultos, diferindo da pedagogia, que se refere ao ensino direcionado a crianças e adolescentes.

Malcolm Shepherd Knowles foi um pesquisador e educador americano, dedicado ao ensino de adultos, e é considerado o “pai da andragogia”.

Em seu livro “The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy” (A prática moderna de educação de adultos: da pedagogia a andragogia), de 1970, ele defendeu seu modelo andragógico, com base em 5 princípios:

  1. Autonomia: o adulto decide o que quer aprender, baseado em sua necessidade e interesse;
  2. Experiência: a utilização da própria experiência do adulto como base para o aprendizado;
  3. Prontidão para a Aprendizagem: situações reais de sua vida despertam maior interesse no adulto.
  4. Aplicação da Aprendizagem: o adulto aprende melhor o que pode aplicar de forma imediata.
  5. Motivação para Aprender: fatores internos como valores e objetivos pessoais são mais motivadores do que fatores externos.

Qual a importância da Andragogia?

É preciso adequar o processo de ensino à forma como cada indivíduo aprende.

Pessoas adultas carregam toda uma bagagem de experiências e objetivos, que influenciam seus interesses, seu foco e disposição para o aprendizado.

Desta forma, um dos principais pilares da andragogia é a análise das experiências de cada um, buscando o aprimoramento de suas habilidades. Um processo que envolve a prática cotidiana e demonstra utilidade imediata. Os adultos são motivados a aprender aquilo que vai de encontro às suas necessidades e interesses. Aprendem melhor aquilo que debatem, discutem e praticam.

O líder ou o professor tem o papel de facilitador do aprendizado.

Nesse sentido, o processo tende a ser um compartilhamento de experiências, a construção conjunta de conhecimentos, o desenvolvimento consciente de habilidades e a consequente mudança de atitude.

Como a Andragogia pode alavancar carreiras e empresas?

O processo andragógico tem muitas nuances.  Recomendo, fortemente, que você aprofunde seus conhecimentos nesse tema.

No entanto, de modo objetivo, podemos dizer que a principal força da andragogia é a adequação.

Se o sucesso da sua carreira depende dos conhecimentos, das habilidades e das competências que você adquire e desenvolve, e das consequentes decisões e atitudes que você toma, é fundamental que esse processo de aprendizado e aprimoramento seja eficaz.

Se o sucesso de qualquer empresa depende da qualidade dos seus profissionais, e a qualidade dos profissionais depende dos conhecimentos, das habilidades e das competências que adquirem e desenvolvem, e das consequentes decisões e atitudes que tomam…, quanto maior for a adequação do processo de aprendizado e aprimoramento à forma como cada indivíduo aprende, maior a eficácia. Certo?!

 

Clique aqui e veja também:

A importância do aperfeiçoamento pessoal e profissional

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *