Crenças Limitantes

Crenças limitantes bloqueiam seu potencial

Suas percepções sobre a vida são formadas pelo conjunto de experiências e informações que você recebe ao longo do tempo, desde o seu nascimento. Suas conclusões acerca de tudo o que você vê, ouve e sente formam o que chamamos de sua verdade ou suas crenças.

Falar em crenças, geralmente nos leva a pensar do ponto de vista espiritual. No entanto, uma crença é qualquer coisa em que você acredite, verdadeiramente. Há crenças fortalecedoras, que te impulsionam a agir, e crenças limitadoras ou crenças limitantes que bloqueiam seu potencial.

Qualquer um de nós está sujeito a cometer equívocos, concluir precipitadamente algum acontecimento, inferir ou deduzir algo, com base em “meias informações” e julgar erroneamente uma situação.

Exemplos que presenciamos ou que nos foram passados por outras pessoas, sejam nossos pais, amigos ou a própria mídia, são responsáveis por formar muitos dos conceitos que temos sobre todas as coisas. Na verdade, a maior parte do que sabemos (ou achamos que sabemos), não foram experimentados ou comprovados por nós, mas por outras pessoas.

Nossas crenças, sejam crenças fortalecedoras ou crenças limitantes, foram construídas de forma inconsciente. Afinal, geralmente, não paramos pra questionar aquilo em que acreditamos. E, muitas dessas crenças têm impactos muito fortes em nosso comportamento e em nossas atitudes. Frases ouvidas, repetidamente, se instalam em nossa mente, se tornando “verdades” para nós e nos impedindo de buscar soluções ou alternativas para enfrentar os obstáculos que surgem pelo caminho. Você comete um erro e logo ouve “você não faz nada direito” ou “você não leva jeito para isso”. Se derruba alguma coisa, “você é atrapalhado”. Se vai mal na escola, “nunca vai ser nada na vida”.

Se analisarmos os conceitos de estatística, veremos que, nem mesmo as nossas experiências deveriam servir de base fiel para nossas conclusões. Afinal, um pequeno número de ocorrências (amostras) não validam tais conclusões.

Do ponto de vista da filosofia, um fato verdadeiro (considerado uma premissa verdadeira) pode levar à conclusão falsa, quando a afirmação é incompleta, havendo outros fatores ou possibilidades.

“Toda generalização é burra!”.

_ Geronimo Theml (professor, Coach, palestrante internacional e escritor).

Repetindo: Toda generalização é burra! Acredito nisso também.

Quando tomamos por verdade absoluta, algo que “pode não ser bem assim”, ou que pode ter variações ou modificações, nos fechamos às possibilidades e corremos um sério risco de cometer grandes equívocos. O pior é quando as tais verdades formam verdadeiras crenças limitantes.

É importante lembrar que é com base naquilo em que acredita, que você toma decisões, das mais triviais (como a cor da roupa que vai usar), às mais complexas (como a sua profissão ou o seu casamento). São as crenças que governam suas ações, muitas vezes fazendo com que atue no “piloto automático”, e, consequentemente, determinem os seus resultados.

“Nossas crenças determinam aquilo que focamos em nossa vida.”

_ Luiz Felipe Carvalho (empreendedor e máster practitioner em PNL)

Algumas crenças nos parecem tão verdadeiras que, mesmo ao refletir sobre elas, temos dificuldade em contestá-las, pois logo encontramos argumentos para justificá-las.

O que são Crenças Limitantes

Crenças Limitantes são todas as coisas (sem fundamento real ou científico) em que você acredita e que bloqueiam sua coragem, sua disposição, sua determinação, seu comportamento e suas atitudes (já que você não acredita que o inverso seja possível ou bom) acerca de determinadas situações.

Exemplos de Crenças Limitantes

Uma pessoa que cresce ouvindo que “dinheiro chama dinheiro”, pode concluir que sempre vai ser pobre, não importa o que faça e, por isso, não busque alternativas.

Uma mulher que acredita que “todo homem é igual” se conforma com qualquer um ou não confia em nenhum.

Uma criança que ouve sempre dos pais que eles “não têm dinheiro”, mesmo trabalhando tanto, acaba acreditando que não é possível prosperar.

Perceba que afirmações negativas, aparentemente tão inofensivas, tem o poder de condicionar o seu comportamento e, consequentemente, a sua vida.

Crenças limitantes podem ser expressas por frases do tipo:

  • “você é azarado”;
  • “dinheiro é difícil de ganhar”;
  • “só ganha dinheiro quem trabalha muito”;
  • “não consigo fazer isso”;
  • “não sou bom o suficiente”;
  • “não tenho capacidade”;
  • “não levo jeito para isso”;
  • “não tenho tempo pra nada”;
  • “não consigo aprender mais nada”;
  • “estou velho pra isso”;
  • “não consigo me organizar”;
  • “pobre nasce pobre e morre pobre”;
  • “todo rico é egoísta e desonesto”;
  • “dinheiro é sujo”;
  • “você é não bom como seu irmão”;
  • “você só me dá dor de cabeça”.

Como superar crenças limitantes

O primeiro passo para superar crenças limitantes é tomar consciência de que toda verdade pode e deve ser contestada.

O segundo passo é identificar tudo aquilo que você tem acreditado, seguido e repetido para si mesmo, que possa não ter fundamento, e que esteja impedindo você de realizar os seus sonhos e objetivos.

O terceiro e derradeiro passo para superar suas crenças limitantes é questioná-las. Quando você se questiona sobre suas crenças, sobre suas dificuldades ou sobre as barreiras que se apresentam em seu caminho, você começa a diminuir a importância e o impacto que têm em sua vida.

Pergunte-se:

  • “Será que isso é verdade?”
  • “Existe possibilidade de que isso não seja verdade ou que possa ser modificado?”
  • “O que posso fazer para modificar isso?”
  • “Que conhecimento, habilidade ou atitude está me faltando para fazer diferente e obter um resultado melhor?”

**********

Bem…, desejo, de coração, que o conceito de crenças limitantes tenha ficado claro para você e que você consiga identificar, contestar e eliminar tudo o que tem impedido seu crescimento e sua felicidade.

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

***************

Leia também: Resiliência: resistência e superação

***************

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson

Curta a página Mindset Frasson no Facebook

Inscreva-se no canal Mindset Frasson no Youtube

4 respostas para “Crenças Limitantes”

Deixe uma resposta