Motivação

O que é motivação?

Por que você faz o que faz? O que impulsiona você a realizar suas tarefas diárias, a correr atrás dos seus sonhos e objetivos?

Cada um de nós tem percepções diferentes sobre a vida. Valores, propósitos, sonhos construídos com base em nossa personalidade, aprendizados e experiências.

A energia que nos move, que nos faz levantar da cama todas as manhãs e enfrentar os desafios com os quais nos deparamos no dia a dia, é uma força que, muitas vezes, foge à nossa compreensão.

Alimentação, descanso, atividade física, relacionamentos felizes, desenvolvimento intelectual e conexão espiritual são fontes inegáveis de geração da energia que tanto precisamos para seguir em frente.

Mas, ainda assim, a centelha que acende esse fogo interno, que provoca a ignição do motor que bate em nosso peito e nos faz vibrar, lutar, realizar, viver, é o que podemos chamar de razão, de causa, de motivo pessoal e singular para entrar em ação. Isso é motivação.

Motivação é o que te move, o que te provoca, o que te dá vontade, coragem e força para agir em prol dos seus objetivos.  É algo que vem de dentro e depende de quem você, realmente, é.

Estar motivado é SUA responsabilidade

Quanta gente responsabiliza o chefe, a mulher, o namorado, os pais, ou qualquer outra pessoa por sua falta de motivação

Quanto profissional espera um aumento de salário, uma promoção, como motivação para fazer o que tem que ser feito…

É…, a vida não é fácil; muitas vezes parece injusta e sobram motivos para nos aborrecer, para nos fazer duvidar, fraquejar, desanimar, cansar e quase desistir.

Mas nossos sonhos, nossos objetivos, o que é importante para nós não pode ser colocado sobre os ombros de outra pessoa. Muitos de nós sequer sabe definir seus valores, seus propósitos de vida, não tem metas pessoais estabelecidas, não sabe ao certo onde quer chegar, como quer viver, o que almeja realizar, o que quer ter, o que quer ser.  Então, como pode outra pessoa, por mais que nos conheça bem, fazer por nós o que nós mesmos temos dificuldade em fazer? Como pode VOCÊ achar que alguém pode motivá-lo?

Sua motivação é o SEU motivo para ação. Isso vem de você, e não para você.

Ninguém é capaz de motivá-lo. Outras pessoas podem inspirá-lo, provocá-lo, instigá-lo, ajudá-lo…, mas o motivo é seu; a força é sua. Acredite!

Como aumentar a sua motivação?

Todos nós temos dias ruins. Nem sempre acordamos de bem com a vida. Problemas pessoais, pressões profissionais, dores no corpo, no coração e na alma nos desgastam e diminuem a nossa energia. Então, como fazer para recuperar e aumentar a motivação?

  1. Olhe para dentro de você: identifique o que realmente importa para você. Que valores devem estar presentes em sua vida? Que princípios norteiam seus relacionamentos, suas ações, suas reações, seus pensamentos e sentimentos?
  2. Estabeleça objetivos e metas SMART: metas específicas, mensuráveis, relevantes, atingíveis e com tempo marcado para serem alcançadas direcionam seus pensamentos e suas ações.
  3. Seja congruente: para realizar seus sonhos é preciso ser coerente, ter congruência entre seus pensamentos, suas palavras e suas ações.
  4. Esteja alerta e lembre que a responsabilidade é sua:
    Sempre que você notar que a energia caiu, que a disposição diminuiu, que a tristeza está tomando conta, que a preguiça quer jogá-lo para baixo, que a confiança fugiu, lembre-se: tristeza não leva à felicidade, preguiça não gera resultado, sem energia não há produção, e sem disposição não se realiza coisa alguma.

Tome as rédeas de sua vida! Encontre seus motivos para a ação!

Só você pode encontrar e aumentar a sua motivação!

***************

Leia também:  Realização pessoal e profissional

***************

Meu nome é Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson


2 respostas para “Motivação”

  1. Adorei todas as palavras, vc e muito especial, parabéns Fábio.
    Temos uma luta constante, se não tivermos um objetivos e fé, acho que não sobrevivermos.
    Obrigada pelas palavras. Abraço

    1. Gratidão, Lourdes. A busca pela contribuição trouxe um novo sentido à minha vida. Sinto-me mais forte a cada aprendizado. E, mais forte ainda, quando consigo transmitir aos outros o que tenho aprendido. Um grande abraço!

Deixe uma resposta