O que é sucesso?

O que é sucesso para você?

Você já notou que a percepção de sucesso varia de uma pessoa para outra? Que a palavra sucesso é utilizada em diferentes situações?

Para muitas pessoas, o sucesso está ligado ao dinheiro, aos bens materiais. Para essas pessoas, o sucesso é ter uma conta bancária recheada, casas, carros, viagens internacionais e tudo mais que o dinheiro possa comprar. Sucesso é ser rico, milionário, bilionário. Será?

Para outros, o sucesso está atrelado a uma carreira profissional bem sucedida, um cargo importante, conquistas e reconhecimento. Para eles, algumas profissões chegam a ser sinônimo de sucesso. Quem nunca ouviu tal associação feita aos médicos, engenheiros, advogados e empresários? Mas, será que todos eles se consideram pessoas de sucesso?

Existem ainda aqueles que relacionam o sucesso à fama, a ser uma pessoa conhecida. Para eles, quanto mais conhecido, mais sucesso. São os que acreditam na frase “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.

Para mim, sucesso é atingir objetivos, realizar sonhos, conquistar aquilo que é desejado, ter êxito naquilo que se propõe a fazer. E isso é, de fato, subjetivo. Os meus sonhos, os meus objetivos, muito provavelmente, sejam diferentes dos seus.  Os meus valores, aquilo que importa para mim, pode não ter a mesma importância para você.

A forma como enxergamos o mundo à nossa volta, as pessoas, a vida, nós mesmos, depende de muitos fatores. Depende de quem nós somos, da nossa origem, das nossas vivências, daquilo que aprendemos, tanto na teoria, quanto na prática, dos erros e acertos que presenciamos, sejam nossos ou de outras pessoas. O valor que atribuímos às coisas não está certo ou errado, apenas pode ser divergente.

Definir o que é sucesso para você pode não ser tão simples quanto parece.  Pode não parecer tão importante e fundamental quanto é.

Os seus padrões de pensamento, de avaliação, de julgamento, de crenças, de valor e de conhecimento formam o seu mindset, a sua mentalidade, para onde você está olhando.

“Não somos impulsionados pela realidade, mas sim por nossa percepção da realidade” – Anthony Robbins

O que é sucesso para você?

A forma como você se sente, se realizado ou não, se feliz ou não, depende dos seus critérios de avaliação. E assim também é a sua relação com o sucesso.

Você já parou para pensar nos seus valores? Tem objetivos claros e definidos? Não?! Então, mãos à obra. O seu sucesso tem relação íntima com tudo isso.

***************

Leia também: O que é mindset?

***************

Meu nome é Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso! Até a próxima!

Fabio Frasson

Deixe uma resposta