Por que padronizar o trabalho de atendimento e vendas?

Se os clientes são diferentes, como podemos padronizar o atendimento?

Se as necessidades de cada cliente são diferentes, como padronizar o processo de vendas?

O atendimento não deveria ser personalizado, ao invés de padronizado?

A padronização não torna o atendimento superficial e robotizado, tirando a espontaneidade do processo de vendas?

A resposta a todas essas perguntas passa por um único fator, essencial para o sucesso de qualquer negócio e de qualquer profissão ligada ao atendimento a clientes e vendas: profissionalização!

Ser profissional implica em desempenhar com a máxima proficiência as atividades inerentes ao ofício; cuidar dos detalhes, dos mínimos detalhes.

É claro que o atendimento personalizado tem a capacidade de encantar, de tocar o emocional, o subconsciente do cliente. No entanto, se executada de forma errada, com baixa qualidade, essa “personalização” do atendimento gera descrédito, demonstra falta de organização, de preparo, de seriedade, de treinamento, ou seja, de profissionalismo.

Padronizar o trabalho de atendimento ao cliente e o processo de vendas não é criar um script “engessado”, uma sequência imutável de ações e de falas que façam o cliente sentir-se um “qualquer”.

Padronizar o trabalho de atendimento ao cliente e o processo de vendas não é tirar a espontaneidade, a individualidade, o toque pessoal de cada profissional. Não é torná-los todos iguais, como robôs fabricados em série, repetindo uma sequência de frases programadas.

O atendimento ao cliente, como parte de um processo de vendas, seja de um produto, um serviço, ou somente da imagem e da credibilidade da empresa, deve SIM seguir um padrão de qualidade, seja na postura, na apresentação, nas informações prestadas, no levantamento de necessidades, na proatividade, na transparência das informações e negociações, nas orientações, no cumprimento de regulamentos, nos procedimentos internos, entre outros.

checklistSe estabelecermos, por exemplo, que o padrão é informar aos clientes o desconto para pagamento à vista e a possibilidade de parcelamento, TODOS os vendedores deverão fazê-lo. O momento e a forma de apresentar essas informações, pode variar, e isso cabe ao vendedor.

Um processo de vendas presenciais, por exemplo, pode seguir um padrão de 5 etapas:

  1. Abordagem
  2. Levantamento de Necessidades
  3. Apresentação do produto ou serviço adequado
  4. Negociação
  5. Fechamento

Definido o padrão, todas as etapas devem ser cumpridas. A forma pode variar, é claro.

Padronizar é identificar as melhores práticas em cada atividade, aquelas que apresentam os melhores resultados, e replicá-las como rotina, até que se tornem hábitos.

“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. _ Aristóteles.

Padronizar é utilizar sempre os mesmos ingredientes, a mesma receita. Encontrar o ponto certo e a apresentação do prato depende do toque especial do chef.

Você pode e deve personalizar o atendimento, colocando o seu toque especial. No entanto, se você almeja grandes resultados no atendimento ao cliente e nas vendas, faça isso ALÉM do que deve fazer por padrão.

Por que padronizar o trabalho de atendimento e vendas?

Para garantir que as melhores práticas aprendidas sejam replicadas por toda a empresa, que a qualidade seja parte do uniforme, e que os resultados sejam consistentes.

Seja profissional! Vá ALÉM do padrão, não aquém!

Se sua empresa não tem um padrão definido de atendimento e vendas, que tal começar a identificar as melhores práticas e estabelecê-las por padrão?

Mantenha-se acima da régua: é lá que estão os melhores resultados!

Clique aqui e veja também:

A importância de seguir um processo de vendas

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson

Adoraríamos saber o que você achou. Deixe seu comentário!