Realização pessoal e profissional

Você é um profissional realizado?

Se a sua resposta for sim, parabéns! Você faz parte da minoria.

Segundo pesquisa divulgada no site G1 (2015), 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Em 2011, o mesmo site havia divulgado que a infelicidade no trabalho atingia 48% das pessoas.

Conforme mencionei no artigo Eficácia, realização pessoal e contribuição, as transformações e a complexidade do mundo moderno têm produzido conflitos internos em grande parte das pessoas. Muitas sentem-se frustradas, desanimadas, desmotivadas, estagnadas ou incapazes de corresponder ao que se espera delas. Alimentam o desejo de realização pessoal e profissional, mas não conseguem realizar.  O sentimento é de angústia. Parece que a vida profissional não faz sentido.

Eu não sei se essa é a sua realidade, se você se sente ou já se sentiu assim; se conhece alguém, um parente, um amigo, um vizinho, um colega de trabalho, alguém que esteja vivendo dessa forma. Mas, infelizmente, nesse momento, existem milhões de pessoas, por esse mundo afora, levando uma vida profissional que não as completa.

Imagine uma pessoa frustrada. Imagine essa pessoa, em casa, à noite, se preparando para dormir, pensando “caramba, amanhã eu tenho que acordar cedo pra trabalhar de novo…, não aguento mais isso…”. Imagine que essa pessoa está desanimada, sentindo que seu trabalho não tem mais sentido pra ela, se sentindo desvalorizada, angustiada com a velocidade das mudanças do seu dia a dia… Imagine que essa pessoa é você. As cobranças, as comparações, a concorrência, tudo deixa você angustiado, sentindo como se não pudesse mais acompanhar tudo isso.

Mas, por que será que isso acontece?

Podemos apontar 3 causas principais para a falta de realização pessoal e profissional

1º)  A falta de identificação e definição clara dos propósitos e valores pessoais

Você sabe quais são seus propósitos? Você sabe aonde quer chegar? O que quer ser? O que quer ter? O que deseja fazer da sua vida? Se não precisasse mais pensar em dinheiro, o que faria da sua vida?

Quais são os seus valores? O que realmente importa pra você? Quais os princípios que você não abre mão? O convívio com a família? A vida social, os amigos? O contato com a natureza? O sucesso profissional? A contribuição, a colaboração? O respeito? A verdade? Quais são os valores dos quais você não abre mão e que norteiam a sua vida?

Muita gente não sabe claramente quais são os seus propósitos e valores, fazendo com que nada faça sentido, nada tenha significado. Estão perdidas e se frustram por não chegar a lugar algum.

2º)  A falta de objetivos definidos

Sei que propósitos e objetivos são sinônimos, mas aqui coloco propósito como seu objetivo maior e objetivos como as etapas de curto, médio e longo prazos que levam você a atingir seus propósitos. Você tem objetivos definidos? Sabe aonde quer chegar e quando?

3º) A falta de ação congruente, alinhada com os propósitos, valores e objetivos

Falta de congruência, de alinhamento de pensamentos, sentimentos e atitudes, com seus valores e objetivos.

Quer um exemplo? Imagine que você é um mecânico, ama o que faz, pode passar horas mexendo no motor de um carro, só pra sentir a satisfação de deixá-lo funcionando perfeitamente. Você tem um propósito, um sonho maior de ser mecânico de fórmula 1. Já traçou seus objetivos: daqui a 6 anos quer se formar em engenharia mecânica; em 10 anos quer chegar a uma equipe de fórmula 3; em 15 anos deseja chegar à fórmula 1; você tem propósitos, é honesto, preza pela verdade, pela humildade e pelo sucesso profissional. Bacana! Mas não há congruência. Você não prestou vestibular, não faz            contatos, não se informa sobre como chegar lá, ou seja, não tem atitude; vai ficar sonhando e se frustrando.

**************

Acredito, realmente, que todos nós desejamos ser bem vistos, bem quistos e bem lembrados, termos uma vida de grandeza, mesmo na simplicidade. Para isso, é preciso que cada um encontre a sua verdadeira natureza, a sua essência, sua voz interior.

Você jamais alcançará a realização profissional sem antes descobrir como fazer do seu trabalho a sua realização pessoal.

Meu nome é Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

***************

Leia também: Autoconhecimento

***************

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Fabio Frasson


Deixe uma resposta