Resultados profissionais

Como melhorar seus Resultados Profissionais?

Muitas pessoas patinam quando o assunto são os resultados profissionais. Passam meses, e até mesmo anos, buscando melhorar de vida, conquistar uma promoção, encontrar um emprego “melhor”, ter um salário maior, mas não conseguem sair do lugar. Esquecem que o sucesso é construído, não apenas com boa vontade e empenho, mas, principalmente, com resultados.

No mundo globalizado, altamente concorrido, onde a busca pela maximização dos recursos e pelo aumento da capacidade e da qualidade produtiva, ser eficaz já não é suficiente. A diferença entre o lucro e o prejuízo é uma linha tênue; o que separa a falência da longevidade é medido em detalhes. E nesse mercado, de concorrência quase predatória, o empreendedor não pode se dar ao luxo de falhar.  Por essas razões, as cobranças, as comparações, as pressões são cada vez maiores, enquanto os resultados nem sempre acompanham.

O segredo do seu sucesso não está na decisão de seu chefe em aumentar o seu salário ou conceder aquela promoção, nem tão pouco na sorte que trará a oportunidade de um grande emprego. Lembre-se que a sorte é resultado de estar preparado quando as oportunidades surgem. O que significa que seus resultados profissionais dependem, exclusivamente, de você. E começam com a consciência sobre sua responsabilidade e o seu papel, na busca dos seus objetivos.

“Saiba que são as suas decisões, e não suas condições que determinam o seu destino” – Antony Robbins

14 Dicas de Como melhorar seus resultados profissionais:

1º Seja autor da sua própria história:

Sua vida é única e passageira; ninguém será capaz de resolver todos os seus problemas, gerar os resultados que você precisa e garantir a sua felicidade. Portanto, decida seus caminhos e responsabilize-se pelos resultados. Você é capaz de realizar muito mais do que tem conseguido. Descubra como transpor cada obstáculo, ao invés de lastimar por eles; questione-se, cobre-se! Esperar qualquer atitude das outras pessoas não é inteligente, nem coerente. Faça o que tem que ser feito!

2º Invista no autoconhecimento:

Faça momentos de reflexão; encontre seus valores pessoais, os princípios dos quais não abre mão; tenha clareza dos seus propósitos de vida, o que quer ser, onde quer chegar; tenha metas pessoais bem definidas para curto, médio e longo prazos; isto será um grande motivador em seu dia a dia. Coloque tudo isso no papel e revise frequentemente, até que esteja tão claro em sua mente e em seu coração, que se tornem a bússola e o combustível que alimentam o seu sucesso.

3º Desenvolva-se continuamente:

Muito do que sabemos hoje terá pouco ou nenhum valor amanhã. No mundo altamente dinâmico e multiconectado é preciso aprender todos os dias, conhecer novas ideias, novas teorias, novos conceitos, novas tecnologias, novos processos, novas estratégias. Criatividade e inovação são resultados de conhecimentos aplicados em prol de soluções. Por isso, leia, leia, leia muito, faça cursos, assista palestras, participe de seminários e workshops. Você nunca será tão bom que não possa ficar ainda melhor. Esteja preparado para as oportunidades que surgirem. Mas, se não surgirem, esteja preparado para criá-las! Construa seus resultados profissionais.

4º Supere os Objetivos:

Entenda quais são os objetivos a serem buscados e mantenha o foco; estabeleça prioridades. Não aceite o “quase”; seja determinado.

5º Pense positivo:

Pensar em problemas, além de atrair mais do mesmo, baixa sua energia e propaga à toda a equipe. Foque na solução e não nos problemas; não desperdice energia com o que não gera resultados.

6º Seja pró-ativo:

Faça a diferença e não apenas o que foi pago pra fazer. Você foi contratado para ajudar na realização de sonhos, no atingimento de objetivos, tendo como responsabilidade principal o cumprimento de determinada função, exercendo o cargo que ocupa; não foi contratado para realizar tarefas pré-determinadas que, talvez, ajudem a atingir supostos objetivos. Sua função é gerar resultado!

7º Seja produtivo:

Evite a ociosidade. Desperdiçar o tempo é perder oportunidades. Quem não tem o que fazer, pode não ser necessário.

8º Seja colaborativo:

Sua capacidade de interagir, de trabalhar em equipe, gera valor para você e resultados para a empresa; por consequência, o ambiente de trabalho melhora, sua vida ganha qualidade e todos ganham; pense sempre “ganha-ganha”.

9º “Vista a Camisa”:

A expressão refere-se a sentir-se parte da empresa, a agir como se fossem um só; pode parecer bobagem, exagero, pieguice, mas seu trabalho é o seu caminho, que, ao menos nesse momento, passa pela contribuição a essa empresa que acreditou e apostou em você; seja grato e inteligente: construa o caminho, com seu melhor caminhar.

10º Seja cordial:

A vida profissional pressupõe a interação com outras pessoas, sejam clientes, colegas de trabalho, colaboradores ou líderes. A cordialidade, a gentileza, a simpatia e o bom humor contribuem com o bom ambiente de trabalho, fortalecem vínculos e criam oportunidades. Seja gentil sempre e multiplique seus resultados profissionais.

11º Tenha atenção total aos detalhes:

Tudo se resume em atenção total aos detalhes; detalhes que energizam, que capacitam, que norteiam, que orientam; detalhes que melhoram o ambiente de trabalho, que atraem clientes, que os satisfazem; detalhes que geram vendas, que geram lucros, que contribuem para a perpetuação do negócio; detalhes que agregam valor a você como pessoa e como profissional, que abrem portas, que constroem seu caminho.

12º Esteja aberto e preparado para as mudanças:

Tudo muda, o tempo todo. O que funcionava ontem, talvez não funcione hoje. O que encanta hoje, perderá a graça amanhã. Novos produtos e serviços são criados continuamente; para acompanhar as transformações do mundo atual, globalizado e concorrido, é fundamental olhar para a frente, pois quem dirige de olho no retrovisor, cedo ou tarde, sairá da estrada. Por isso, esteja sempre pronto para seguir novos caminhos.

13º Solicite, absorva e aprenda com feedbacks:

Autoconhecimento e autoavaliação são fundamentais. Mas, ser observado por outros ângulos, com base em outros conhecimentos, outras expectativas, outras experiências, contribuem sobremaneira com o crescimento profissional. Solicite avaliação dos seus clientes, a opinião de colegas de trabalho e, principalmente, a orientação de seus líderes. Desarme-se, esteja pronto para críticas, pois são elas que apontarão detalhes que, talvez, você não tenha notado e que possam fazer a diferença; energize-se com os elogios, mantenha a rota e lembre-se que a viagem não acabou; continue construindo o seu caminho.

14º Cuide do marketing pessoal:

A diferença de preço e valor está na percepção das pessoas sobre a importância de algo. A percepção sobre o seu valor como pessoa e como profissional é guiada por fatores subjetivos, que envolvem a percepção de valores, o comportamento, a credibilidade, a imagem (cuidados com a aparência) e a interação com as pessoas, bem como seus resultados. O que as pessoas enxergam em você determina as oportunidades que concederão. Você quer a chave do sucesso? Demonstre o seu valor a TODOS que estiverem em seu caminho.

***************

Leia também: Como se destacar profissionalmente

***************

Meu nome é Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados profissionais extraordinários e muito sucesso! Até a próxima!

Fabio Frasson

Acompanhe a página Mindset Frasson no Facebook

Curta o canal Mindset Frasson no Youtube

 

 

 

Deixe uma resposta