Sua empresa declara ou vive seus valores?

Muitas empresas declaram seus valores, por meio de belas placas fixadas na parede ou em seu site. No entanto, em grande parte delas, estes valores não são vividos pelos gestores e colaboradores. É uma comunicação falsa, feita apenas como estratégia de marketing. E isso pode apresentar vários desdobramentos.

Quando a direção da empresa não age de forma congruente com os valores declarados, comunica à equipe que não é preciso ser transparente, que não é confiável, que os procedimentos não precisam ser cumpridos. O exemplo é a maior arma da liderança. E, nesse caso, uma arma negativa.

Quando a equipe não vive os valores em suas ações dentro da empresa, compromete a qualidade dos serviços prestados, o atingimento dos objetivos de curto, médio e longo prazos, a imagem e a credibilidade junto aos clientes, aos fornecedores e à comunidade.

Por outro lado, quando os gestores e líderes se comprometem, verdadeiramente, à vivência dos valores, comunicam pelo exemplo e têm autoridade para cobrar que toda a equipe aja de forma congruente. Isso impacta na qualidade do clima organizacional, na percepção de valor pelo cliente quanto aos serviços prestados e, por consequência, nos resultados da empresa.

Vale ressaltar que os valores são princípios essenciais que devem fazer parte das nossas vidas, para que tenhamos satisfação e plenitude. Viver em consonância com esses valores impacta na saúde emocional, mental e espiritual do ser humano, contribuindo para equilibrar sua “roda da vida”, ou seja, sua satisfação com as várias áreas da vida.

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Clique aqui e veja também:

Qual é a sua missão?

Como engajar uma equipe?

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson

Deixe uma resposta