Há diversas versões de uma fábula, mais ou menos assim:
Em um vilarejo, próximo às montanhas, havia um festival anual, que consagrava o melhor lenhador. Todos os anos, repetia-se o ritual. Os melhores lenhadores da região, desafiavam-se a derrubar o maior número de árvores, num período determinado.
Certa vez, um jovem lenhador, muito forte e confiante, chegou para participar. Ele derrotou diversos adversários, o que o deixou, cada vez, mais confiante de que seria o campeão.
No dia da disputa final, ele deparou-se com um velho lenhador, de corpo franzino, olhar doce e despretensioso. Ficou surpreso e logo pensou que fosse um engano. “Como aquele velho poderia ter derrotado os demais adversários?”
Na hora da disputa, cada um posicionou-se em uma parte da montanha, com seu melhor machado e começou a derrubar as árvores.
O jovem lenhador dava uma machadada e a árvore estava no chão; duas machadadas e outra árvore no chão; três machadadas e mais outra no chão.
Curioso para saber como estava indo seu adversário, espiava o velho, entre uma machadada e outra. Para sua estranheza, várias vezes, o viu sentado, com o machado na mão, fumando um cigarro de palha. “A disputa estava ganha”.
No fim do prazo, ao contarem as árvores derrubadas por cada um, o velho lenhador venceu com quase o dobro de árvores.
O jovem, indignado, foi “tirar satisfação”.
“Como pode você ter derrubado mais árvores do que eu. Várias vezes eu o vi sentado, com o machado na mão, fumando um cigarro de palha, enquanto em não parei de dar machadadas, um segundo sequer?!”
O velho lenhador olhou para ele, com o olhar doce e humilde e disse: “todas as vezes que você me viu sentado, fumando um cigarro de palha, eu estava afiando o meu machado, o que me faria muito mais eficiente e eficaz em minhas machadadas”.
Moral da história: muitas vezes, independentemente da sua experiência e conhecimento, é preciso parar para afiar o machado, ou seja, parar para aprimorar suas habilidades, relembrar conhecimentos antigos, aperfeiçoar suas técnicas, adquirir novos conhecimentos, para estar sempre pronto e capacitado, com mais eficiência e mais eficácia.
Procure sempre evoluir, crescer, aprender, desenvolver-se como pessoa e como profissional. Isso fará toda a diferença em sua carreira, em seus resultados e em sua vida.
Aproveitando, quero convidar você para a palestra O PODER DO ATENDIMENTO, sobre atendimento ao cliente, que vou realizar no dia 26/11/19, às 19h00, no Hotel Vitória, em Pindamonhangaba.
A palestra é baseada no meu livro “Será que é óbvio? o poder do atendimento“.
Venha afiar o seu machado e ser um profissional ainda melhor!
Espero ter contribuído com o seu caminhar.
Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.
Vamos juntos, evoluindo sempre!