O atendimento ao cliente é um dos principais fatores de sucesso ou de insucesso de qualquer organização, independentemente do segmento ou porte da empresa. Afinal, é a satisfação dos clientes que garante receita, rentabilidade e a continuidade do negócio.
É preciso destacar que um bom atendimento é fundamental para cativar, conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes. Quando um consumidor é bem atendido, ele tende a se sentir valorizado e reconhecido pela empresa, o que pode gerar uma relação mais duradoura, saudável e lucrativa.
Segundo a pesquisa “Índice de Atendimento ao Cliente Brasil”, realizada em 2021 pela Track.co, 92% dos consumidores brasileiros consideram o atendimento ao cliente um fator importante ou muito importante na hora de decidir comprar de uma empresa.
Além disso, clientes têm o hábito de compartilhar suas experiências de compra, tanto positivas, quanto negativas, fazendo do atendimento uma ferramenta importante para a construção da reputação da empresa. Através do chamado “boca-a-boca”, podem impactar diretamente na imagem e na credibilidade da organização.
Segundo a pesquisa “Expectativas dos Consumidores Brasileiros sobre o Atendimento ao Cliente”, realizada em 2019 pela NeoAssist, 84% dos consumidores brasileiros já desistiram de comprar de uma empresa após uma má experiência de atendimento.
Portanto, é inegável a importância do atendimento como fator de atração, compra, fidelização e indicação de novos clientes.
E tem mais: é importante destacar que o cliente também pode ser uma fonte valiosa de informações para a melhoria contínua de um negócio. Através do seu feedback, é possível identificar pontos fortes e pontos fracos do atendimento, bem como aspectos que precisam ser melhorados na empresa como um todo.
É claro que receber reclamações não é agradável. Atuei como ouvidor por mais de 11 anos e, acredite, sei bem como é isso. No entanto, aquilo que causa insatisfação em um cliente que reclama, já pode ter causado a perda de clientes e de vendas, para aqueles que, simplesmente, foram embora e não voltaram mais.
Portanto, por se tratar de um fator-chave para o sucesso de qualquer negócio, é fundamental que as empresas invistam em treinamentos e capacitações para os colaboradores, a fim de garantir um atendimento eficiente, eficaz e satisfatório aos clientes. E vale ressaltar que empresas e profissionais são corresponsáveis quanto à busca pelo aperfeiçoamento, visto que ambos serão beneficiados pelos resultados.