Se você é um líder, certamente, já deve ter pensado sobre isso, inúmeras vezes: como engajar uma equipe? Como despertar o sentimento de time, aquela força de vontade matadora, o interesse genuíno em buscar o sucesso da organização? Como fazer sua equipe, verdadeiramente, “vestir a camisa”?
Confesso que também passo por isso. Aliás, acredito que esta seja uma das mais importantes funções de um líder: formar uma equipe coesa, com atitudes congruentes com os valores, a missão, a visão e os objetivos da empresa. E isso só é possível se fizer sentido para cada membro da equipe.
Engajar uma equipe é fazer com que cada um sinta-se parte da empresa, defendendo-a, lutando por ela como por si mesmo. É fazer despertar o sentimento de orgulho, uma ligação profunda, quase inexplicável, assim como ocorre entre nós e a nossa rua, o nosso bairro, a nossa cidade, a nossa escola, a nossa comunidade, a nossa família.
É fácil? Claro que não! Cada um de nós tem seus valores, seus sonhos, sua personalidade, seus desejos, seus medos, seus problemas, seus interesses, seus desafios. Cada um de nós tem o “seu porque”, as suas motivações.
Conciliar e convergir o que nos move, em prol de uma causa que é o nosso bem comum, é um grande desafio. Afinal, você pode impulsionar, inspirar, provocar as pessoas, mas a motivação vem de cada um.
Qual a importância de engajar a equipe?
Conforme publicado por Juliane Yamaoka, no site Administradores.com, o instituto Globoforce WorkHuman consultou 23 mil funcionários, em 45 países, para identificar o que mais contribui para a sua felicidade dentro das organizações.
Segundo o estudo, “sentir-se parte de um time, grupo ou organização é o que mais gera felicidade entre os profissionais”; e “profissionais que sentem um forte senso de pertencimento têm uma performance superior, contribuem além das expectativas, e também estão menos propensos a pedir demissão.”.
Ou seja, quanto mais a sua equipe estiver engajada, com o sentimento de fazer parte do time, melhores serão os seus resultados e também a sua satisfação pessoal e profissional.
Como inspirar a automotivação da equipe?
Enquanto eu lia alguns artigos que me auxiliassem a clarear o raciocínio sobre o tema de hoje, encontrei alguns insights muito simples, mas importantíssimos. Selecionei 4 formas de inspirar a automotivação da equipe, que mais fizeram sentido para mim:
- Definição de valores e objetivos pessoais: a maioria das pessoas não tem clareza sobre os próprios valores e objetivos. Grande parte delas, sequer pensou sobre isso até hoje. Ao mostrar a importância dessa definição para cada colaborador, e auxiliá-los na execução dessa tarefa, o líder contribui para a criação de um sentido pessoal, algo que os motive (individualmente).
- Demonstrar de que forma o trabalho de cada colaborador contribuirá para os seus objetivos pessoais: Muitas pessoas, seja no início de suas carreiras, seja por exercer funções consideradas menos nobres ou com baixos salários, ou mesmo por falta de visão de longo prazo, não sentem que seu trabalho é realmente importante, tanto para a empresa, quanto para elas mesmas. É função do líder, contribuir para clarear esse raciocínio.
- Demonstrar a importância do trabalho de cada um para o sucesso de todos: O desejo de sentir-se importante é intrínseco ao ser humano, mesmo que não seja consciente. Todos nós queremos ser bem vistos, bem quistos e bem lembrados. Deixe claro para cada colaborador o quão importante ele é para os resultados da equipe e de toda a empresa.
- Conte histórias, momentos significativos da organização: Contar histórias sobre a empresa e seus momentos mais importantes ajuda a criar conexão, identificação, proximidade.
- Utilize técnicas de coaching: Ao estimular cada colaborador a encontrar respostas por meio de seus próprios conhecimentos e interpretações, o líder coach contribui com o desenvolvimento dos colaboradores e sua real ligação com os propósitos da equipe.
Se você deseja saber mais sobre Como o coaching pode ajudar você a atingir seus objetivos, clique aqui.
Engajar a equipe? É mais fácil falar (e escrever) do que fazer
Se esse pensamento passou por você, não se preocupe: você está certo.
É, realmente, mais fácil falar e escrever do que fazer. Afinal, cada um de nós tem seu mindset. Influenciar ou inspirar alguém a fazer qualquer coisa diferente da forma como tem feito exige dedicação, foco, força de vontade e muito aprendizado. Contribuir para o seu desenvolvimento e evolução requer verdade e liderança. Seja exemplo, seja um verdadeiro líder.
Clique aqui e veja também:
Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!
Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!
curta a página @mindsetfrasson no Facebook
Assine o canal mindsetfrasson no Youtube