Quando você ajuda seus vendedores a visualizarem o que desejam para si e para a sua família, a traçarem as suas metas e objetivos pessoais, e a enxergarem de que forma o seu trabalho na empresa, a qualidade do seu atendimento e as suas vendas vão contribuir para que eles cheguem lá, você potencializa dentro deles a sua automotivação. Isso fará muito mais sentido do que, simplesmente, traçar metas de vendas e “obrigá-los” a atingir, por receio da perda de emprego, ou mesmo pela promessa de bônus financeiro.
Se a motivação vem de dentro, você precisa estimular o motivo de cada um para fazer o que faz.
Alcançar maiores e melhores resultados em vendas, para mim, significa vender mais, vender com maior lucratividade e com uma carteira de clientes mais forte e fidelizada. E isso se faz com uma equipe autorresponsável, automotivada, que entende a importância de atender bem, para vender bem e, assim, alcançar seus objetivos.
Lembre-se de que, apesar da relevância de fatores como o preço, a forma de pagamento, a localização e a qualidade técnica dos produtos e serviços, é a qualidade do atendimento que gera a experiência de compra, que mexe com a emoção, e se torna o principal fator de decisão dos clientes sobre onde comprar, onde recomprar, quem indicar, o quanto comprar e o quanto pagar.
E a qualidade do atendimento está diretamente ligada à proatividade, à atenção, à leveza, ao cuidado. E isso não se faz por obrigação, mas por intenção; se faz por consciência ou por sentimento de “fazer bem feito”. E nada estimula mais a agirmos assim do que um propósito pessoal.
Portanto, respondendo à pergunta inicial…
Ótimo artigo sobre como motivar uma equipe de vendas! Ele apresenta dicas práticas e eficazes para engajar os colaboradores e aumentar a produtividade nas vendas. Além disso, o texto é bem estruturado e de fácil compreensão. Parabéns ao autor pelo excelente trabalho!
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