O Líder extraordinário

Como tornar-se um líder extraordinário?

Cada pessoa tem suas peculiaridades, seus sonhos, sua percepção acerca da vida e do mundo, e reage de forma diferente a cada situação, a cada estímulo. O líder extraordinário destaca-se pela inteligência mental, pela visão, capacidade de enxergar as potencialidades de seus liderados, e pela habilidade de agir de forma individualizada. Ele compreende a importância de buscar a evolução dos indivíduos para que a soma de suas capacidades, perfeitamente integradas, possibilite o atingimento dos objetivos organizacionais.

O líder extraordinário é aquele capaz de inspirar as pessoas a atingirem sua máxima performance, agindo de acordo com seus reais propósitos, na busca de seus objetivos comuns. É sua função identificar e entender esses propósitos.

É preciso um despertar de consciência, que começa pelo próprio líder. Sua principal qualidade deve ser o autoconhecimento, o que vai muito além de identificar suas forças e suas fraquezas; refere-se ao sentido de significado, de importância, de contribuição. Destacar-se pela consciência é sinal de inteligência espiritual.

É papel deste líder desenvolver também sua inteligência emocional, seu equilíbrio, sua empatia, capacidade de “colocar-se no lugar do outro”, de “enxergar as coisas pelo ponto de vista do outro”. A liderança extraordinária destaca-se pela energia, pela paixão com que luta pelos seus objetivos.

Alcançar resultados elevados requer foco, determinação, perseverança, disciplina, características marcantes daqueles que desenvolvem sua inteligência física em níveis extraordinários. Cuide de sua saúde, cuide do seu corpo, seja disciplinado consigo mesmo e estará preparado para perseverar em sua carreira.

Na Era do conhecimento, a busca pelo aprendizado e pelo aperfeiçoamento contínuo é fator fundamental para o sucesso profissional. É preciso construir a evolução do seu mindset, estar aberto a novos aprendizados; metaforicamente, ter a “xícara vazia”.

Mas, como se tornar um líder extraordinário?

Para ser um líder extraordinário é preciso, portanto:

  1. Desenvolver, continuamente, suas quatro inteligências: mental, emocional, física e espiritual. Buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos;
  2. Compartilhar experiências e conhecimentos. Aprende mais quem ensina, e contribui mais quem aprende ensinando;
  3. Construir relacionamentos. Preocupar-se com seus liderados, de forma sincera;
  4. Ser justo, honesto, íntegro e leal;
  5. Ser exemplo. Agir de forma congruente com seus propósitos e valores. Ser uma pessoa confiável;
  6. Desenvolver sua capacidade de comunicação e persuasão;
  7. Ser assertivo. Comunicar-se de forma clara e objetiva;
  8. Fazer da prática do feedback um hábito que contribua com a evolução de seus liderados e o atingimento dos objetivos. Liderar é construir gente;
  9. Ouvir com atenção.
  10. Receber feedbacks com humildade, absorvendo as contribuições para sua própria evolução;
  11. Desenvolver sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas;
  12. Ter entusiasmo, determinação e iniciativa;
  13. Buscar a excelência em cada atividade, com foco nos resultados;
  14. Saber inspirar e encorajar a equipe;
  15. Desenvolver, preparar e empoderar seus liderados. Formar novos líderes.

“Liderar é comunicar às pessoas o seu valor e o seu potencial de uma forma tão clara que elas acabem por enxergá-los em si mesmas”. _ Stephen Covey

***************

Leia também: Venda valor, não preço!

***************

Meu nome é Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso! Até a próxima!

Fabio Frasson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *