por Fabio Frasson, escritor e palestrante.
Se você é desses empresários que vivem dizendo frases do tipo “ninguém entende mais do meu negócio do que eu” ou “ninguém sabe melhor do que eu como treinar a minha”, eu tenho um recado pra você.
É claro que isso tem um fundo de verdade, mas um olhar de fora, trazendo novas perspectivas, outros exemplos, tem sempre muito a contribuir. Afinal, nenhum de nós tem todas as respostas.
Lembro-me da época em que eu trabalhava como contato publicitário, visitando empresas para vender espaço de propaganda em rádio, e que um empresário me dispensou, dizendo que sua loja tinha mais de 40 anos, que ele não precisava de propaganda e que ele sabia bem o que fazer. E, pouco tempo depois, fui surpreendido ao ver que havia outra empresa funcionando naquele lugar, pois a tal loja tinha fechado.
Eu nunca soube as razões que levaram aquela empresa a fechar as portas. Mas um detalhe ficou evidente para mim: nenhum de nós é 100% autossuficiente.
Isso também se aplica, quando falamos em treinamento da equipe. Você já deve ter percebido que, muitas vezes, nossos colaboradores prestam mais atenção em quem vem de fora, do que em nós mesmos. É como diz o velho ditado: “Santo de casa não faz milagre”.
Por isso, procure sempre proporcionar à sua equipe treinamentos com profissionais que não façam parte da empresa, que possam ser vistos como autoridade, atraindo mais a sua atenção; que possam trazer novas perspectivas, um novo jeito de ver os detalhes do dia a dia.
Lembre-se de que o atendimento ao cliente deve ser aprimorado, lapidado, treinado continuamente, mesmo nos detalhes que pareçam mais óbvios.
Eu sou Fabio Frasson, e espero estar contribuindo com o seu caminhar. Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.
Vamos juntos, evoluindo sempre!
Até a próxima.