Como vender mais? Como aumentar a lucratividade nas vendas? Como ter clientes mais satisfeitos e fiéis? Afinal, qual é o verdadeiro segredo das vendas?
Uau! Como dizem por aí, “só perguntas de um milhão de dólares”.
Se você é empreendedor, gestor, gerente de vendas ou vendedor, sabe, tão bem quanto eu, que não existe fórmula mágica para as vendas. O sucesso nos negócios não tem garantias, e depende de uma infinidade de fatores.
No entanto, assim como a construção de uma casa tem muitos detalhes, mas não se sustenta sem os pilares fundamentais, toda empresa, para ter consistência, precisa garantir certos fundamentos.
Então, vamos lá!
Os 3 Pilares das Vendas
Simplificando todo esse universo do mundo dos negócios, podemos apontar 3 pilares, dos quais você não pode descuidar: Produto, Processos e Pessoas.
Produtos
Quando falo de produtos, parece óbvio dizer que é preciso entregar um produto de qualidade. Mas, na verdade, vai muito além disso. Seus produtos devem estar adequados às necessidades e expectativas dos clientes aos quais a sua empresa é voltada. A variedade, a quantidade, a qualidade, a disposição, a forma de apresentação, de entrega, de venda, tudo isso é um mix de detalhes que devem ser estudados e preparados, com base no perfil de clientes que sua empresa busca atender.
Processos
Processo parece um termo complicado, mas, na verdade, se refere à forma como sua empresa realiza cada atividade. Quanto mais claro, sistematizado, organizado, orientado, padronizado e treinado forem seus processos de atendimento, de vendas, de compras, de cobranças, de garantias, de trocas, e assim por diante, maior tende a ser a qualidade do serviço prestado por sua empresa e, acima de tudo, maior tende a ser a percepção de qualidade e profissionalismo por parte dos clientes.
Pessoas
Há uma frase, muito repetida, hoje, no mundo dos negócios, que diz “cuide da equipe e ela cuidará dos clientes”.
Uma empresa é feita de pessoas, por pessoas e para pessoas. Mesmo para quem trabalha no B2B (que vende para empresas), na verdade, vende para pessoas. Isso nos leva a uma conclusão simples: De um lado, é preciso ter gente preparada, informada, engajada e motivada para fazer o melhor, em prol do atendimento das necessidades e da resolução de problemas de quem está do outro lado, ou seja, dos clientes, sejam pessoas físicas comprando para si, ou pessoas físicas comprando para pessoas jurídicas. Negócios são feitos de pessoas para pessoas.
O verdadeiro segredo das vendas
Como você já deve ter percebido, o verdadeiro segredo das vendas é cuidar de cada detalhe para gira em torno do cliente. Todo o negócio deve ser desenhado, construído, desenvolvido e trabalhado com foco no cliente. E, se quiser ir além, em busca de maiores e melhores resultados, aprenda a ter o foco DO cliente. Essa é uma das questões que eu abordo na minha palestra “Desenvolva a mentalidade vendedora nas equipes”. Para levar essa palestra para a sua empresa, clique aqui.
O segredo das vendas, portanto, está diretamente ligado à prestação de serviço, ao que eu chamo de “o poder do atendimento”. Afinal, tudo o que escrevi acima faz parte do atendimento ao cliente.
O segredo das vendas? Atendimento.
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Eu sou Fabio Frasson, palestrante e consultor empresarial, especialista em Mindset de Vendas e Atendimento ao Cliente.
Espero estar contribuindo com o seu caminhar.
Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.
Vamos juntos, evoluindo sempre.
Um forte abraço,
Até a próxima!
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