Qual a importância do carisma na liderança?

Você é um líder carismático?

Liderar é influenciar pessoas em prol da realização de um objetivo.

Ser um líder é ser o regente de um grupo, é atrair pessoas para a sua causa, ser seguido ou imitado em seu comportamento e ideias, é ter autoridade (com ou sem poder), é ser visto pelo grupo como seu representante e, assim, assumir a responsabilidade de cuidar dos interesses de todos, apontando os melhores caminhos.

Um líder deve, ao mesmo tempo, colocar-se e ser colocado à frente; assumir a responsabilidade e, ao mesmo tempo, receber do grupo a autoridade para liderar.

Mas, o que faz com que uma pessoa seja vista como um líder? O que faz com que atraia os olhares, a confiança, o apoio dos demais?

Será que o carisma é fundamental para a liderança?

O que você acha? Deixe sua opinião no final deste artigo, ok?!

Vejo o carisma como uma capacidade de atrair pessoas, de se destacar em meio aos demais, positivamente, de ser bem visto, de despertar confiança e credibilidade.

Muitos acreditam que essa capacidade é um dom, algo inato em uns poucos seres humanos mais favorecidos pela natureza. O próprio termo carisma, originário do grego khárisma, representava “graça”, um dom divino, recebido de Deus.

No entanto, enquanto capacidade de encantar, persuadir, fascinar ou seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir (https://www.significados.com.br/carisma/), carisma está muito relacionado à comunicação não verbal, à postura, à expressão facial, ao tom de voz, ao sorriso, aos gestos, à interação com as pessoas, ou seja, ao comportamento. E todo comportamento pode ser aprendido, desenvolvido e aprimorado.

Se você não se considera um líder carismático, acredite: você pode melhorar, e muito.

Associamos o carisma com a simpatia e a extroversão. No entanto, muitos líderes são introvertidos e não se destacam na multidão. Sua autoridade e liderança provem dos valores demonstrados e pela capacidade de realização, reconhecidos pelo grupo.

Assim, considero o carisma como uma “vantagem competitiva”, mas não uma característica fundamental. Portanto, não é necessário ter carisma para ser um líder extraordinário. Mas ser carismático é algo extraordinário para um líder.

Ser carismático abre portas, favorece o network, cria um ambiente favorável e potencializa os seus resultados.

Se você, como eu, sente que a timidez dificulta sua interação com as pessoas e, por isso, já foi até julgado como arrogante ou metido, saiba que você pode mudar isso.

Embarque numa jornada de autoconhecimento, autorreflexão e encare os desafios como ferramentas para o seu desenvolvimento. Encare a vida como uma academia: situações pesadas fortalecem suas capacidades.

Mais algumas dicas para ser mais carismático

  1. Procure desenvolver sua comunicação, verbal e não verbal!
  2. Alimente pensamentos positivos e sorria mais! Demonstre sua alegria!
  3. Observe mais as pessoas ao seu redor! Note-as! Cumprimente-as!
  4. Olhe nos olhos das pessoas, enquanto conversa e escute-as com atenção!
  5. Seja espontâneo! (as pessoas notam quando você não age naturalmente)
  6. Demonstre segurança e confiança, com humildade!
  7. Expresse sua paixão e entusiasmo!
  8. Esteja aberto a novas ideias e respeite-as!

Por fim: Ame a vida, ame a si mesmo e ame as pessoas ao seu redor!

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

 

foto: Gustavo Kuerten

Clique aqui e veja também:

Autoconceito, autoimagem e autoestima

Life Coaching ou Coaching de Vida

Fabio Frasson

contato Fabio Frasson

curta a página @mindsetfrasson no Facebook

facebook @mindsetfrasson

Assine o canal mindsetfrasson no Youtube

youtube mindsetfrasson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *