Você já deve ter ouvido falar em missão de vida ou, então, sobre missão, visão e valores de uma empresa, certo?! Esse assunto é claro pra você?!
Você sabe o que é missão? Sabe qual a importância de definir sua missão pessoal? Sabe por que as empresas precisam definir sua missão?
De acordo com o site Significados, “Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar”.
O mesmo site aponta que, no que se refere às empresas, “a missão é o propósito da empresa, é a razão de ser do próprio negócio, o que e para quem se propõe, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. A missão da empresa está voltada para a definição do negócio e especialmente para o cliente”.
A importância de definir sua missão pessoal
A missão pessoal é aquilo que você precisa fazer para se sentir realizado como ser humano, sentir-se pleno. E isso envolve todas as áreas da sua vida, seja pessoal, profissional, financeira, ou qualquer outra.
No entanto, a maioria das pessoas não tem clareza sobre essa questão. Vive no piloto automático, cumprindo papéis, desempenhando funções que, de alguma forma, acreditou que era preciso, mas vive frustrada e não se identifica com a vida que leva.
A importância de definir sua missão pessoal está na clareza daquilo que você precisa para ser, verdadeiramente, feliz.
Sua missão de vida não precisa ser algo grandioso ou altruísta, deve apenas estar ligada à sua essência enquanto ser humano.
O que você precisa viver? Com quem você precisa viver? Onde você precisa viver? O que você precisa fazer da sua vida, em todas as áreas, para sentir-se realizado? O que te motiva ou motivaria a levantar da cama pela manhã, todos os dias?
Como escreveu José Roberto Marques, “saber qual é sua missão de vida pode acabar de vez com a confusão sobre que carreira seguir, os relacionamentos a construir e os sonhos que deve prosseguir”.
Se você ainda não tem ideia de qual seja sua missão pessoal, não se preocupe. Esse é um trabalho importante, de autoconhecimento. E, como tudo o que é importante, exige esforço, dedicação, consciência e paciência.
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A importância da missão para as empresas
De forma objetiva, quando uma empresa declara sua missão está assumindo, publicamente, o que se propõe a fazer e para quem, qual a razão de ser do negócio. Dessa forma, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, governo e toda a sociedade passam a ter uma noção do que esperar e cobrar.
Aos colaboradores, deve nortear suas ações, sua postura, seu comportamento, no exercício de suas atribuições, um compromisso que devem assumir junto com a empresa, em busca dos objetivos corporativos.
Aos clientes, a missão soa como uma promessa de atendimento, o ponto de partida para suas escolhas.
Vale lembrar que a criação de uma empresa pressupõe uma razão social. Afinal, ela não existe somente para si.
Quando falamos de uma empresa, nos referimos a uma organização, formada (geralmente) por um conjunto de pessoas, que interagem com outras pessoas (clientes, fornecedores, governo, comunidade), em uma relação de troca, fornecendo produtos e/ou serviços e, de alguma forma, distribuindo recursos, e sendo remuneradas por isso.
Toda empresa tem objetivos, sejam financeiros, sejam sociais ou qualquer outro. No entanto, só existe se cumprir um papel na sociedade. É preciso ter uma razão de existir. E essa razão, declarada em forma de missão, deve ser genuína e transparecer a verdadeira intenção da empresa.
Contudo, definir e declarar sua missão, deve ser considerado uma ferramenta estratégica essencial.
Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!
Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!
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