Qual o diferencial de um vendedor excelente?
Um vendedor excelente, obviamente, é aquele que atinge altos resultados em vendas; aquele que atinge as metas estipuladas pela empresa e que mantém regularidade em seus resultados; aquele que vende com margens adequadas aos objetivos da empresa; aquele que, acima de tudo, atende às necessidades dos clientes, com alto grau de satisfação.
Ser um vendedor excelente requer uma série de atributos e comportamentos. Vejamos alguns dos mais importantes:
- Conhecimento: conhecimento sobre o produto ou serviço, sobre a empresa e o mercado transmitem segurança e confiabilidade ao cliente;
- Comunicação: a habilidade de comunicar-se, adequadamente, de forma clara, natural e persuasiva;
- Postura profissional: postura física altiva, olhar atento, semblante sóbrio, gestos moderados, tom de voz tranquilo, palavreado adequado ao ambiente e respeito à privacidade e à intimidade do cliente;
- Técnica de vendas: planejamento, prospecção, abordagem, negociação, fechamento e pós-vendas.
Poderíamos citar diversos outros fatores que influenciam, fortemente, nos resultados de um vendedor. No entanto, nada supera o fato de que para vender bem é preciso saber relacionar-se com as pessoas.
O segredo das vendas está no atendimento!
Em pesquisa realizada pela Accenture, com 24 mil pessoas, e divulgada pela revista EXAME, foi constatado que, em 2015, 86% dos consumidores mudaram de fornecedor por conta do mau atendimento.
Em 2014, o site G1 publicou uma pesquisa, realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que apontou que para 61% dos consumidores, ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.
“A empresa norte-americana US News and World Report, especializada em comportamento do consumidor, realizou uma pesquisa que apontou para o fato de que 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço por conta do mau atendimento”.
Apesar de toda esta constatação, muitos “profissionais” continuam negligenciando o atendimento ao cliente.
Outra pesquisa, divulgada pela revista Exame, que avaliou a qualidade do atendimento ao cliente, aponta os vendedores brasileiros como os penúltimos no ranking de simpatia, chamados de “carrancudos”, por não sorrirem para os clientes.
No livro “Será que é óbvio? _ o poder do atendimento”, aponto as principais razões para o mau atendimento, chamo a atenção para diversos fatores que impactam na percepção e na avaliação do cliente e destaco a importância do bom atendimento como fator impulsionador de qualquer carreira profissional.
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Qual o segredo das vendas?
Atendimento ao cliente, eficiente e eficaz, é óbvio!
Será que é óbvio?
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Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!
Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!
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Excelente observação e estudo apresentado, pois o serviço bem elaborado faz realmente uma diferença
Helber, ótima tarde. Gratidão por sua participação. Continue acompanhando nossos artigos. Vamos juntos, evoluindo sempre!