Um negócio de sucesso é aquele que consegue atender as necessidades e expectativas dos seus clientes, produzindo faturamento com rentabilidade.
Mas, se cada pessoa tem dores, desejos e sonhos diferentes, se cada um tem comportamentos, percepções e demandas específicas, como estar preparado para atender clientes tão diversificados?
Para melhor visualização e compreensão desse tema, vamos analisar 6 diferentes tipos de clientes e suas necessidades:
Cliente exigente:
Este tipo de cliente é aquele que espera o melhor atendimento possível. Ele busca produtos e serviços de alta qualidade, um atendimento personalizado e uma experiência única. Costumo dizer que o cliente exigente é aquele que “procura pelo em ovo”, que observa cada detalhe, que tem um grau de tolerância mínimo, quase inexistente, a falhas, erros, defeitos e problemas. Para atender às expectativas deste cliente, é importante investir em treinamento, oferecer produtos e serviços de qualidade superior e garantir uma experiência personalizada e agradável.
Cliente econômico:
Chamamos de cliente econômico aquele que prioriza o preço, independentemente de ter ou não condições financeiras para adquirir um produto “mais caro”. Ele busca o melhor custo-benefício e, muitas vezes, está disposto a sacrificar a qualidade, em troca de um preço mais acessível. Para atender às expectativas deste cliente, é importante falar a sua linguagem, oferecer opções com preços “mais baratos”, como produtos e serviços mais básicos, promoções e descontos.
Cliente indeciso:
Obviamente, o cliente indeciso é aquele que tem dificuldade em tomar decisões. Ele pode estar indeciso quanto ao que comprar, ou pode ter dúvidas sobre a qualidade ou a utilidade do produto/serviço. O medo de se enganar, de se frustrar e até mesmo de ser criticado pelo cônjuge, por amigos ou familiares por uma “compra mal feita”, o deixa inseguro, demandando muito mais do seu tempo e da sua atenção. Para atender às necessidades deste cliente, é importante focar em um número menor de opções, oferecer informações claras e detalhadas sobre os produtos e serviços, estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas, bem como oferecer garantias (quando for possível).
Cliente ansioso ou impaciente:
Este tipo de cliente é aquele que precisa de atendimento rápido e eficiente. Ele pode estar com pressa, por uma impaciência própria da sua personalidade, ou pode ter uma urgência real para resolver. Nem sempre é possível descobrir suas reais razões. Para atender às necessidades deste cliente, é importante que os profissionais de atendimento/vendas sejam bem treinados e eficientes. É importante também, que a empresa ofereça opções de atendimento rápido, como chat online, whatsapp e telefone, além de um sistema de entrega ágil.
Cliente social:
Muitas pessoas têm perfil mais interativo, valorizam mais o contato, a conversa. Clientes assim buscam experiências que possam compartilhar com outras pessoas. Costumam ter interesse em participar de eventos, promoções ou atividades que ofereçam interação social. Para atender às necessidades deste tipo de cliente, é importante criar condições que promovam interações, seja por meio de redes sociais, fóruns online ou eventos presenciais.
Cliente tecnológico ou digital:
Este tipo de cliente é aquele que valoriza a tecnologia e as ferramentas digitais, seja para buscar informação/conhecimento, seja como meio de comunicação, bem como para a realização de negócios (compra/venda). Pessoas com esse perfil esperam uma experiência digital de alta qualidade. Geralmente, preferem fazer compras online, usar aplicativos ou sites para adquirir produtos e serviços. Para atender às necessidades deste cliente, é fundamental ter um site ou aplicativo de qualidade, oferecer opções de pagamento online e ter um atendimento eficiente por meio de canais digitais.
Como vimos, é possível agrupar os clientes, de acordo com semelhanças em seu perfil e demanda, para entendê-los e atendê-los da forma mais adequada às suas necessidades.
Oferecer produtos e serviços de qualidade, ter profissionais de atendimento/vendas bem treinados e eficientes, e investir em tecnologia e interação social são estratégias eficazes para atender às necessidades de diferentes tipos de clientes, promovendo maior satisfação e garantindo faturamento e rentabilidade.